Tanto o macho quanto a fêmea picam e transmitem doenças.
Falso. São apenas as fêmeas que picam e transmitem doenças. Isso acontece porque elas precisam do sangue de mamíferos para poder maturar os ovos. Os mosquitos machos se alimentam de substâncias que contém açúcar, como seiva e néctar – e por isso não picam.
Produtos com citronela ajudam no combate ao mosquito.
Falso. Esses produtos – que até ajudam a manter os mosquitos longe, mas esses recursos têm efeito temporário e indeterminado. O ideal para combater o mosquito da dengue é atuar na eliminação de seus criadouros!
No período de inverno a população está livre da doença.
Falso. Durante o período seco e frio, os ovos entram no estado de hibernação. Porém, basta acontecer um dia mais quentinho e uma chuva – ou você molhar o jardim! – para que os ovos eclodam, podendo haver infestação do mosquito mesmo nestas épocas em locais específicos. Portanto, o trabalho de vistoria de quintais, terrenos baldios, pátios de fábricas e outros locais para a busca e eliminação de criadouros do mosquito da dengue deve ser constante, mesmo em épocas de temperaturas mais baixas.
A segunda vez que alguém contrair dengue, o quadro será hemorrágico.
Falso. É verdade que o risco de ter dengue hemorrágica aumenta a partir do segundo episódio, porém os quadros também podem acontecer na primeira vez em que se contrai o vírus, ou também em todos os episódios.